Orientação para pacientes em
Otorrinolaringologia

OTITE MÉDIA SEROSA


   É uma conseqüência de obstrução ou disfunção da tuba auditiva em que ocorre presença de líquido ou catarro no ouvido médio. Há vários fatores predisposto:
AUMENTO DE ADENÓIDES; O aumento de tamanho pode provocar obstrução ou alteração na função da tuba auditiva. A simples presença das adenóides, não volumosas promove infecção crônica na parte posterior do nariz e conseqüente otite média serosa.

   FENDA PALATINA; (porque existe conjuntamente uma disfunção dos músculos que comandam a abertura e o fechamento da tuba auditiva, diminuindo a ventilação no ouvido médio e propiciando a otite média serosa).

   TUMORES DA RINOFARINGE; (parte posterior do nariz) Ocorre principalmente em adultos e em geral existe uma otite média serosa unilateral.).

   BAROTRAUMA; É comum principalmente em pessoas que apresentem grande pneumatização dos ossos da mastóide.Ocorre bruscamente em mergulho (na alteração da pressão atmosférica), em viagens de avião em decorrência das alterações de pressão atmosférica).

   ALERGIA; È um dos fatores que mais predispõe à disfunção da tuba auditiva. Em lactente devemos investigar alergia a leite de vaca.

   CONSEQÜENTE Á INFECÇÕES DE OUVIDO MÉDIO; Os tratamentos realizados de forma não adequada, podem levar ao acumulo de secreção no ouvido médio ou infecções recorrentes prolongadas.
INFECÇÕES AGUDAS OU CRÔNICAS OU MUCOSA NASOSSINUSAL (sinusite, rinofaringite, etc...) podem comprometer o óstio tubário.

   DISFUNÇÃO OU ESTREITAMENTO CONGÊNITO de tuba auditiva podem ser responsáveis pela obstrução da tuba auditiva.
   Os sintomas principais são a diminuição do som, sensação de ressonância dos sons, algumas vezes tonturas.
   Crianças muito pequenas levam com freqüência a mão às orelhas. Crianças que são '' distraídas '', gostam de ver e ouvir TV com volume alto, trocam letras de algumas palavras, ou atraso no desenvolvimento da fala, devem ser avaliadas pelo otorrino, pois podem apresentar otite média serosa.

Dra Tatiana B. Della Giustina
otorrinolaringologista

voltar

 


Apresentação
Corpo Clínico
Orientação em Oftalmologia
Orientação em Otorrinolaringologia
Contato